Nos dias 14, 15 e 16 de agosto último, profissionais, acadêmicos e interessados pela área jurídica, sob a coordenação acadêmica dos professores do curso de Direito Lucianna Barbosa e Valter Guilherme de Almeida, e organização conjunta da estudante de Direito Mayana Mercês, realizaram visitas técnicas em Brasília- DF.

Os participantes conheceram e participaram de sessões de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Foram realizadas visitas técnicas guiadas no Congresso Nacional e no Itamaraty, oportunidade na qual conheceram as estruturas, funcionamento e história dos respectivos órgãos.

Nesta junção de atividades acadêmicas e turísticas os participantes puderam conhecer os principais pontos turístico de Brasília através de um city tour. Conforme relatos, a viagem foi uma excelente oportunidade de crescimento pessoal e acadêmico, pois além de ampliar os conhecimentos jurídicos passaram a conhecer os principais tribunais do país.
Os professores organizadores anunciaram novas viagens desta natureza ocorrerão em breve, inclusive internacionais.

DEPOIMENTOS:

“Inicio o dia acordando de um grande sonho, antes inalcançável, hoje, realizado. Só tenho a agradecer aos organizadores e a todos que participaram, principalmente a Mayana, Valter Almeida e Lucianna Barbosa , por nos proporcionarem transcendental experiência! Agradeço pelo auxílio, cuidado, organização. Foi tudo muito perfeito. Se houve contratempos, não pude perceber, até mesmo por causa do meu deslumbre com cada centímetro daquele lugar. Muito além de passeio, conhecemos os palcos que definem nossa organização política; de onde saem as decisões máximas judiciais e nossa legislação. Como disse Maquiavel, “Dentre as outras razões que te acarretam males, o estar desarmado te obriga a ser submisso”. Entenda-se o “armado” como todo conhecimento não somente técnico mas de mundo que adquirimos nessa viagem! Abraços e não se esqueçam de nos convidar para a próxima! “ (Leonardo Andrade, estudante de Direito da UNEB-Valença)

“Nossa viagem foi enriquecedora! Adorei cada detalhe e cada minuto. Abraços em todos!!! Parabéns aos organizadores Lucianna Barbosa, Mayana Mercês e Valter Almeida. Beijos.” (Malu Vieira, estudante de Direito da Facemp)

“Viagem maravilhosa!!! Já estou com saudades.” (Lays Lobo, estudante de Direito da Facemp)

“Foi incrível!! Viagem maravilhosa!!! Amei cada detalhe!!!” (Ana Luiza, estudante de Direito da Facemp)

“Tudo lindo!!! Só gratidão.” (Simone Bitencourt, estudante de Direito da Facemp)

“A visita técnica a Brasília culmina a excelência do conhecimento jurídico do acadêmico! É vivenviar o maior centro jurídico, as Supremas Cortes do judiciário de nosso País!” (Carmelita Nery, advogada, administradora, pedagoga, egressa da FAcemp)

“Conhecer Brasília, Distrito Federal, foi muito além de adentrar no espaço geográfico da nossa Capital Federal. A viagem que teve como público alvo os acadêmicos do curso direito e profissionais da área, e sob a coordenação dos Professores Valter Guilherme Costa de Almeida e Lucianna Barbosa Matos, objetivou proporcionar a vivência in loco da prática forense nos Tribunais Superiores, quais sejam, Tribunal Superior do Trabalho, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, bem como o funcionamento do Itamaraty, Câmara dos Deputados, Senado Federal, etc., ou seja, tivemos a oportunidade de conhecer onde são tomadas as decisões mais importantes que norteiam o País. A viagem foi inesquecível, visto que pudemos conhecer a estrutura dos três poderes, além de participar das sessões pautadas. Ademais, foi uma grande oportunidade, visto que nos aproximou da realidade jurídica, do funcionamento de cada órgão. Não tenho dúvidas que contribuiu para nossa formação acadêmica/profissional, o conhecimento adquirido é imensurável.” (Matheus Carvalho, advogado, Procurador do Município de Castro Alves-Ba)