APRESENTAÇÃO
A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade de Ciências e Empreendedorismo (FACEMP) foi constituída pela Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, regulamentada pela Portaria Ministerial n° 2.051, de 09 de julho de 2004.
A CPA tem buscado assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) e da sociedade civil organizada na sua composição para que, coletivamente e de forma contínua, global, legítima e transparente, conduza junto à comunidade interna e externa à FACEMP.
O exercício da avaliação institucional na FACEMP está adequado à sua cultura e atende ao Princípio da Identidade Institucional, pelo acolhimento de uma perspectiva de educação considerada como um bem público e privado. Essa faz parte de um todo no qual a cidadania, a responsabilidade social, a autonomia, associam-se a valores do contexto político na atualidade, quais sejam, o sucesso individual, a competitividade ética e um excelente desempenho profissional.
Atenta à sua missão e ao seu papel intelectual, a FACEMP também cuida da apropriação da cultura em diversas áreas de conhecimento, além de absorver, refletir e desenvolver valores que deverão tornar-se uma opção crítica e pessoal de cada indivíduo em formação.
Esse atendimento à missão vem ocorrendo desde 2003, ano em que a FACEMP foi criada, uma vez que vem orientando o seu modelo de gestão na busca da qualidade dos serviços que oferece à Sociedade. Assim a autoavaliação institucional é conduzida a partir das seguintes dimensões:
Dimensões obrigatórias da Autoavaliação Institucional
(SINAES, Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004, Artigo 3º)
I – a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II – a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
III – a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
IV – a comunicação com a sociedade;
V – as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI – organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
VII – infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
VIII – planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
IX – políticas de atendimento aos estudantes;
X – sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Instrumentos de Avaliação
Avaliação dos Componentes Curriculares
• Discente
• Docente
Avaliação da Vivência Acadêmica – aspectos gerais da Faculdade
• Discente
• Docente
• Técnico Administrativo
Avaliação dos Cursos
• Coordenadores de Graduação
• Coordenadores de Pós-Graduação
Avaliação da Biblioteca
• Bibliotecário
Avaliação da Comunidade Externa
• Comunidade externa
Membros
Núbia Cristina Rocha Passos – Coordenadora da CPA
Talita Ferraz Carvalho – Representante Docente
Celineide Fonseca Reis – Representante Técnico Administrativo
Larissa do Nascimento Brito – Representante Discente
Antonio Pedro Moura de Oliveira – Representante da Sociedade Civil